PUSH-TO – uma alternativa econômica para a motorização

Foto de Álvaro Borges

Quando falamos de motorização de telescópios sempre temos o entrave financeiro, algumas vezes acaba sendo inviável, ainda mais para quem está entrando no mundo da astronomia amadora.

O push-to (do inglês: empurrar) é o ato de guiagem manual onde o aplicativo passa as coordenadas para que você movimente manualmente seu telescópio para encontrar o alvo selecionado no aplicativo.

Quando comecei minhas pesquisas encontrei essa solução, o SkEye, que não dei muita atenção por não ser usuário de android.

O amigo Álvaro Borges, do grupo de ATM do facebook utilizou o aplicativo.

O SkEye fez uso dele e teve ótimos resultados, prendendo o celular no corpo do telescópio e realizando a calibração da estrela que estava na ocular. A partir disso pode iniciar a observação selecionando alvos e recebendo a orientação do aplicativo para encontrar o alvo.

Para isso ele prendeu o telefone com uma braçadeira no seu telescópio e fez a calibragem da estrela, com o uso do aparelho em modo noturno(observe na imagem que o visor está avermelhado, isso preserva a visão noturna), pode desfrutar da observação de um modo muito mais tranquilo para procurar os astros desejados.

Para refratores uma braçadeira resolvera muito bem como o modelo utilizado por ele abaixo:

Foto de Álvaro Borges

Para refletores pode-se utilizar suportes próprios para dovetail como esse:

O produto está disponível no link abaixo:
https://s.click.aliexpress.com/e/_DCz3zNH

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na google play store:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lavadip.skeye&hl=pt_BR&gl=US

Algumas dicas para um uso mais satisfatório:

  • O celular deve estar bem preso a montagem, sem que se desloque no telescópio.
  • É necessária uma calibração inicial para passar a localização correta para o celular, para isso use uma ocular de baixa magnificação (32mm ou 24mm)
  • Faça movimentos suaves para deslocar o telescópio
  • Se o próximo alvo estiver distante pode ser necessária nova calibração.

Lembre-se que este é um sistema de auxílio de observação, então não espere uma precisão perfeita do conjunto de montagem e aplicativo. A experiência no uso irá melhorar essa precisão.

Mas como sempre, não deixe de estudar a mecânica celeste, esse aplicativo é um auxílio para observação, não uma muleta para se apoiar. 😉

Boas observações e céus limpos para todos.

Rangel Sardinha