Primeiro gostaria de agradecer o André Milke pelo suporte e melhorias na placa PCI. Passamos do frietzing para o EasyEDA para o design da placa de circuito impresso.
https://easyeda.com/Firegoto/firegoto_130121_arm-v5
Observe que a ultima versão 11 é uma versão dupla para ser impressa em serviços profissionais como JLCPBC. Para que você faça a impressão caseira utilize o modelo de 1 face da versão 9, apesar que recomendo fortemente que utilize a placa feita em serviço industrial. O custo de produção hoje em dia é muito baixo.
Este é um dos componentes mais importantes, pois interliga o arduino com o motor de passo, permite todas as conexões sem um emaranhado de fios. Atualizamos o projeto da placa original já implementando novidade que serão implementadas aos poucos no projeto, coisas como um joystick, tela lcd e controle de microfolizador. As fotos da placa estão diferentes dos arquivos apresentados, porém conforme formos fazendo os novos componentes iremos atualizando esse passo a passo.
O layout da placa segue o esquema abaixo:
Se você não tem familiaridade com eletrônica acalme-se, não é nenhum bicho de sete cabeças, iremos explicar passo a passo a solda dos componentes. Grande parte deles ainda não serão conectados, embora recomendo que já deixem os pinos prontos que depois é só conecta-los.
Como produzir a placa?
Com a evolução do projeto hoje sai mais barato produzir essa placa através de serviços como da JLCPBC do que fazer com o fenolite da maneira clássica.
RECOMENDO FORTEMENTE A PRODUÇÃO DA PLACA NESSE TIPO DE SERVIÇO, ISSO ALÉM DE FACILITAR A CRIAÇÃO, CONTARÁ COM UMA VIDA ÚTIL INFINITAMENTE MAIOR.
Para essa produção você irá fazer a partir dos arquivos GERBER:
Existem alguns caminhos. Você pode imprimir em transparência e realizar um transfer em uma placa de fenolite. Feito isso corroer a placa com perclorato de ferro e fazer a furação.
Para isso acesse o EasyEDA e utilize o layout Firegoto_master_VERSÃO 9 FACE SIMPLES.
OBS: Essa já é a versão para impressão, no diretório raiz voce pode encontrar outras versões da mesma.
VERSÃO ESPELHADA DA PLACA PARA IMPRESSÃO:
Outra opção (que eu usei) encontrar alguém que trabalhe com produção de placas de circuito impresso. As lojas de eletrônica de sua cidade com certeza tem indicação de pessoas capazes de fazer isso.
Futuramente até pretendo fazer a produção de algumas placas e deixar disponível para a venda, porém esse não é o objetivo do projeto, que é divulgar a astronomia observacional.
A última versão da placa pode ser encontrada sempre no github
Caso você não queira ou tenha dificuldade, pode utilizar uma placa perfurada para isso:
Abaixo um vídeo que ensina sobre a produção de placa de circuito impresso.